Mensagens de Luz  
 
 
  Textos Espíritas  
 
 
  Guia de Centros Espíritas  
 
 
  Fale Conosco  
 
 
Página Inicial - O Espiritismo
 Home
 A Doutrina
  O que é?
  Conheça Allan Kardec
  Biografias
  Galeria de Imagens
  Fale Conosco
  Links Indicados
  Sugestão de Livros
  Obras Básicas
 O Espiritismo e Você
  Mensagens de Luz
  Textos Espíritas
  Guia de Endereços
  de Centros Espíritas
 
 
>> MURAL DE RECADOS
 
Mural
De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 24/04/24 19:08

Evitar as Discussões
Os maus espiritos gostam muito de ambientes que tem confusões, discussões, palavrões, pessoas irritadas com mau humor por que tudo isso vai atrair pela sintonia mental energias negativas e espiritos obsessores.
Os espiritos perturbados e obsessores gostam de ver as pessoas irritadas e discutindo e eles ficam intuindo na mente das pessoas para elas discutirem cada vez mais ate acontecer uma agressão física
Portanto muito cuidado com as discussões, palavrões, irritações tudo isso vai atrair mais perturbações e espiritos perturbados e perturbadores
Criar um ambiente de paz, harmonia com pensamentos elevados é muito importante
O Pensamento cria correntes fluídicas entre o plano material e espiritual

Wilson Moreno



De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 24/04/24 08:28

Baleias e tubarões desencarnados

Não podemos acreditar em tudo aquilo que Andre Luiz fala em suas obras ele fala muita coisa contraria a codificação espírita.
Ele por exemplo fala em animais na erraticidade Kardec explica em seus livros que não existem animais vagando no mundo espiritual, quando um animal desencarna seu principio inteligente continua a sua evolução psíquica para o reino hominal se reencarnando em outros corpos de animais.
Por que, se existisse animais no mundo espiritual teria que existir também os dos animais dos mares, rios e lagoas.

Perguntamos, existem baleias, tubarões, lagostas, no mundo espiritual????
Vamos ver que essas coisas não tem lógica e nem base doutrinaria no Espiritismo, se Andre Luiz fala de animais na erraticidade teria que existir também dos animais dos mares como baleias e tubarões.
E teria que existir no plano espiritual oceanos, mares e rios para as baleias e tubarões desencarnados poderem viver nesses ambientes.

Agora tem casos de espiritos desencarnados inferiores e ignorantes que podem tomar a forma perispiritual de animais, eles podem plasmar a forma fluídica de cachorros, gatos, pássaros etc...
Por que, o perispirito é plasmavel ao pensamento do espírito.
E isso pode enganar os médiuns videntes.
São espiritos mistificadores de corpos fluídicos.
Vou deixar umas perguntas.
Existem baleis e tubarões e golfinhos desencarnados no plano espiritual???
Existem oceanos, mares e rios no plano espiritual???

O Livro dos Médiuns cap Capítulo XXV
283. Evocação de animais.
36. Pode-se evocar o Espírito de um animal?
— O princípio inteligente que animava o animal fica em estado latente após a morte. Os Espíritos encarregados desse trabalho imediatamente o utilizam para animar outros seres, através dos quais continuará o processo da sua elaboração. ASSIM, NO MUNDO DOS ESPÍRITOS NÃO HÁ ESPÍRITOS ERRANTES DE ANIMAIS, MAS SOMENTE ESPÍRITOS HUMANOS. ISTO RESPONDE A VOSSA PERGUNTA.

37. Como se explica então que certas pessoas tenham evocado animais e recebido respostas?
— Evoque um rochedo e ele responderá. Há sempre uma multidão de Espíritos prontos a falar sobre tudo.

Andre Luiz mistificou falando que existe animais vagando no mundo espiritual, Kardec explica isso não existe. ASSIM, NO MUNDO DOS ESPÍRITOS NÃO HÁ ESPÍRITOS ERRANTES DE ANIMAIS, MAS SOMENTE ESPÍRITOS HUMANOS. ISTO RESPONDE A VOSSA PERGUNTA.

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 23/04/24 19:08

Não basta fazer preces e orações para afastar as influencias espirituais negativas

479. A prece é um meio eficaz para curar a obsessão?

— A prece é um poderoso socorro para todos os casos, mas sabei que não é suficiente murmurar algumas palavras para obter o que se deseja. DEUS ASSISTE AOS QUE AGEM, E NÃO AOS QUE SE LIMITAM A PEDIR. CUMPRE, PORTANTO, QUE O OBSEDADO FAÇA, DE SEU LADO O QUE FOR NECESSÁRIO PARA DESTRUIR EM SI MESMO A CAUSA QUE ATRAI OS MAUS ESPÍRITOS.

O Livro dos Espíritos
Capítulo IX
Intervenção dos Espíritos no Mundo Corpóreo

Não basta fazer preces e orações para afastar as influencias espirituais negativas temos que combater as nossas imperfeições morais, fraquezas, medos, vícios, maus pensamentos, maus desejos e maus hábitos para podermos repelir os espíritos inferiores, perturbados e obsessores.
As nossas imperfeições morais e fraquezas é que vai dar campo de aproximação para os maus espíritos se aproximarem.

Vejamos agora esse texto de Kardec

VENCER NOSSAS MÁS INCLINAÇÕES, QUE PARA NÓS SÃO PIORES QUE OS MAUS ESPÍRITOS, POIS SÃO ESSAS INCLINAÇÕES QUE OS ATRAEM, COMO A PODRIDÃO ATRAI AS AVES DE RAPINA.

Sem dúvida certas pessoas prefeririam outra receita mais fácil para expulsar os maus Espíritos: algumas palavras a pronunciar, ou sinais a fazer, por exemplo, o que seria mais cômodo do que corrigir os próprios defeitos. LAMENTAMOS, MAS NÃO CONHECEMOS PROCESSO MAIS EFICAZ PARA VENCER UM INIMIGO DO QUE SER MAIS FORTE QUE ELE. Quando estamos doentes, temos que nos resignar a tomar remédios, por mais amargos que sejam. Mas, também, quando se teve a coragem de os tomar, como a gente se sente bem e como se fica forte! TEMOS QUE NOS PERSUADIR DE QUE, PARA ALCANÇAR TAL OBJETIVO, NÃO HÁ PALAVRAS SACRAMENTAIS, NEM FORMULAS, NEM TALISMÃS, NEM SINAIS MATERIAIS QUAISQUER. OS MAUS ESPÍRITOS SE RIEM E, ÀS VEZES, GOSTAM DE INDICAR ALGUNS, QUE DIZEM INFALÍVEIS, PARA MELHOR CAPTAR A CONFIANÇA DAQUELES DE QUEM ABUSAM, PORQUE, ENTÃO, ESTES, CONFIANTES NA VIRTUDE DO PROCESSO, ENTREGAM-SE SEM MEDO.

ANTES DE ESPERAR DOMINAR O MAU ESPÍRITO, É PRECISO DOMINAR-SE A SI MESMO.

Allan Kardec
Revista Espírita ANO 5 – DEZEMBRO 1862 – Nº. 12

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 22/04/24 22:37

As explicações de Kardec sobre o Bem e o Mal.

129. Deus foi o criador do mal?

DEUS NÃO CRIOU O MAL: estabeleceu leis; e estas são sempre boas, pois Ele é soberanamente bom; aquele que as observar fielmente, será completamente feliz. Entretanto, como têm o livre-arbítrio, nem sempre os Espíritos as obedecem. A infração dessas leis ocasiona-lhes o mal.

130. O homem nasce bom ou mau?

É mister distinguir alma e homem. A ALMA FOI CRIADA SIMPLES E IGNORANTE, ISTO É, NEM BOA NEM MÁ; MAS, EM VIRTUDE DO SEU LIVRE-ARBÍTRIO, SUSCETÍVEL DE SEGUIR O CAMINHO DO BEM OU DO MAL, DE OBEDECER OU INFLIGIR ÀS LEIS DE DEUS. O homem nasce bom ou mau, conforme o Espírito nele encarnado seja adiantado ou atrasado.

131. Qual a origem do bem e do mal existentes na Terra e por que é que há mais mal do que bem?

A ORIGEM DO MAL SOBRE A TERRA PROVÉM DA IMPERFEIÇÃO DOS ESPÍRITOS NELA ENCARNADOS. O predomínio do mal vem do fato de ser a Terra um mundo inferior, habitado em sua maior parte por Espíritos atrasados ou que pouco progrediram. Nos mundos mais avançados, onde só os Espíritos depurados têm permissão de encarnar, se o mal não é desconhecido, pelo menos está em minoria.

Allan Kardec
O que é o Espiritismo

Vejamos que Deus não criou o mal foi o ser humano pelo mau uso do livre arbítrio quem criou o mal e as cosias ruins e negativas no mundo terra.
Nós temos livre arbítrio para pensar, raciocinar e agir na vida terrena criar o bem ou o mal depende somente de nós mesmos.

Como explica muito bem Kardec nessa questão.
DEUS NÃO CRIOU O MAL: estabeleceu leis; e estas são sempre boas, pois Ele é soberanamente bom; aquele que as observar fielmente, será completamente feliz. Entretanto, como têm o livre-arbítrio, nem sempre os Espíritos as obedecem. A infração dessas leis ocasiona-lhes o mal.

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 21/04/24 12:02

294. Perguntas sobre invenções e descobertas.

28. Os Espíritos podem dar orientação, em pesquisas científicas e descobertas?

— A Ciência é obra do gênio; só deve ser adquirida pelo trabalho, porque é somente pelo trabalho que o homem avança no seu caminho. QUE MÉRITO TERIA SE LHE BASTASSE INTERROGAR OS ESPÍRITOS PARA TUDO SABER? QUALQUER IMBECIL PODERIA TORNAR-SE SÁBIO POR ESSE PREÇO. ACONTECE O MESMO NO TOCANTE ÀS INVENÇÕES E ÀS DESCOBERTAS INDUSTRIAIS. Mas há ainda uma consideração: é que cada coisa deve vir no seu tempo e quando as idéias gerais estão maduras para a receber. Se o homem tivesse esse poder subverteria a ordem das coisas, fazendo os frutos nascerem antes do tempo.

DEUS DISSE AO HOMEM: GANHARÁS O PÃO COM O SUOR DO TEU ROSTO, ADMIRÁVEL FIGURA QUE RETRATA A SUA CONDIÇÃO NESTE MUNDO. Ele tem de progredir em tudo pelo esforço no trabalho. Se as coisas lhe fossem dadas inteiramente feitas, para que lhe serviria a sua inteligência? Ele seria como um escolar cujas tarefas fossem feitas por outro.

\"O Livro dos Médiuns \"
Capítulo XXVI
Perguntas que se podem fazer aos espíritos

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 20/04/24 10:53

EM MUITOS CASOS DE SOFRIMENTOS SOMOS NÓS MESMO QUE CRIAMOS NA ENCARNAÇÃO ATUAL POR FALTA DE RACIOCÍNIO.
Vejamos o texto de Kardec.

Causas Atuais das Aflições

As vicissitudes da vida são de duas espécies, ou, se quisermos, têm duas origens bem diversas, que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.
REMONTANDO À FONTE DOS MALES TERRENOS, RECONHECE-SE QUE MUITOS SÃO A CONSEQÜÊNCIA NATURAL DO CARÁTER E DA CONDUTA DAQUELES QUE OS SOFREM.

QUANTOS HOMENS CAEM POR SUA PRÓPRIA CULPA!

QUANTOS SÃO VÍTIMAS DE SUA IMPREVIDÊNCIA, DE SEU ORGULHO E DE SUA AMBIÇÃO!

Quantas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, por mau comportamento ou por não terem limitado os seus desejos!

Quantas uniões infelizes, porque resultaram dos cálculos do interesse ou da vaidade, nada tendo com isso o coração! Que de dissenções, de disputas funestas, poderiam ser evitadas com mais moderação e menos suscetibilidade! QUANTAS DOENÇAS E ALEIJÕES SÃO O EFEITO DA INTEMPERANÇA E DOS EXCESSOS DE TODA ORDEM!

Quantos pais infelizes com os filhos, por não terem combatido as suas más tendências desde o princípio. Por fraqueza ou indiferença, deixaram que se desenvolvessem neles os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que ressecam o coração. Mais tarde colhendo o que semearam, admiram-se e afligem-se com a sua falta de respeito e a sua ingratidão.
QUE TODOS OS QUE TÊM O CORAÇÃO FERIDO PELAS VICISSITUDES E AS DECEPÇÕES DA VIDA, INTERROGUEM FRIAMENTE A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA. QUE REMONTEM PASSO A PASSO À FONTE DOS MALES QUE OS AFLIGEM, E VERÃO SE, NA MAIORIA DAS VEZES, NÃO PODEM DIZER: \"SE EU TIVESSE OU NÃO TIVESSE FEITO TAL COISA NÃO ESTARIA NESTA SITUAÇÃO\".

A QUEM, PORTANTO, DEVEM TODAS ESSAS AFLIÇÕES, SENÃO A SI MESMOS? O HOMEM É, ASSIM, NUM GRANDE NÚMERO DE CASOS, O AUTOR DE SEUS PRÓPRIOS INFORTÚNIOS. MAS, EM VEZ DE RECONHECÊ-LO, ACHA MAIS SIMPLES, E MENOS HUMILHANTE PARA A SUA VAIDADE, ACUSAR A SORTE, A PROVIDÊNCIA, A FALTA DE OPORTUNIDADE, SUA MÁ ESTRELA, ENQUANTO, NA VERDADE, SUA MÁ ESTRELA É A SUA PRÓPRIA INCÚRIA.

Os males dessa espécie constituem, seguramente, um número considerável das vicissitudes da vida. O homem os evitará, quando trabalhar para o seu adiantamento moral e intelectual.

Allan Kardec
O Evangelho seg Espiritismo
A Necessidade de Encarnação
Capítulo V
Bem-aventurados os aflitos:

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 17/04/24 18:46

Observações

OS ESPÍRITOS PERTENCEM A DIFERENTES CLASSES e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade.
Os da primeira ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: SÃO OS ANJOS OU ESPÍRITOS PUROS. Os das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa perfeição, MOSTRANDO-SE OS DAS CATEGORIAS INFERIORES INCLINADOS À MAIORIA DE NOSSAS PAIXÕES: O ÓDIO, A INVEJA, O CIÚME, O ORGULHO, ETC. COMPRAZEM-SE NO MAL.

Há também os que não são nem muito bons nem muito maus, antes perturbadores e enredadores, do que perversos. A MALÍCIA E AS INCONSEQUÊNCIAS PARECEM SER O QUE NELES PREDOMINA. SÃO OS ESPÍRITOS ESTOUVADOS OU LEVIANOS.

“OS ESPÍRITOS NÃO OCUPAM PERPETUAMENTE A MESMA ORDEM. TODOS SE MELHORAM PASSANDO PELOS DIFERENTES GRAUS DA HIERARQUIA ESPÍRITA. Essa melhora se efetua por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição; É UMA ESPÉCIE DE FILTRO OU DEPURADOR DE ONDE SAEM MAIS OU MENOS PURIFICADOS.

“Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.

“TENDO O ESPÍRITO QUE PASSAR POR MUITAS ENCARNAÇÕES, SEGUE-SE QUE TODOS NÓS TEMOS TIDO MUITAS EXISTÊNCIAS E QUE TEREMOS AINDA OUTRAS, MAIS OU MENOS APERFEIÇOADAS, QUER NA TERRA, QUER EM OUTROS MUNDOS.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da doutrina espírita

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 16/04/24 10:55


Observações

O Espírito encarnado se acha sob a influência da matéria; o homem que vence essa influência, pela elevação e depuração de sua alma, se aproxima dos Espíritos bons, com os quais um dia estará. AQUELE QUE SE DEIXA DOMINAR PELAS MÁS PAIXÕES, E PÕE TODAS AS SUAS ALEGRIAS NA SATISFAÇÃO DOS APETITES GROSSEIROS, SE APROXIMA DOS ESPÍRITOS IMPUROS, DANDO PREPONDERÂNCIA À NATUREZA ANIMAL.

“Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade.

Os da primeira ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: são os anjos ou Espíritos puros. OS DAS OUTRAS CLASSES SE ACHAM CADA VEZ MAIS DISTANCIADOS DESSA PERFEIÇÃO, MOSTRANDO-SE OS DAS CATEGORIAS INFERIORES INCLINADOS À MAIORIA DE NOSSAS PAIXÕES: O ÓDIO, A INVEJA, O CIÚME, O ORGULHO, ETC. COMPRAZEM-SE NO MAL. Há também os que não são nem muito bons nem muito maus, antes perturbadores e enredadores, do que perversos.
A malícia e as inconsequências parecem ser o que neles predomina. São os Espíritos estouvados ou levianos.

“OS ESPÍRITOS NÃO OCUPAM PERPETUAMENTE A MESMA ORDEM. TODOS SE MELHORAM PASSANDO PELOS DIFERENTES GRAUS DA HIERARQUIA ESPÍRITA. Essa melhora se efetua por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição; É UMA ESPÉCIE DE FILTRO OU DEPURADOR DE ONDE SAEM MAIS OU MENOS PURIFICADOS.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da doutrina espírita





De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 15/04/24 13:34

5 — O homem se constitui de corpo e espírito.
O Espírito é o ser principal, o ser racional, o ser inteligente. O corpo é o envoltório material que reveste temporariamente o Espírito para o cumprimento da sua missão na Terra, permitindo-lhe executar os trabalhos necessários ao seu adiantamento. O corpo se destrói depois de usado e o Espírito sobrevive a esta destruição. SEM O ESPÍRITO O CORPO É APENAS MATÉRIA INERTE, COMO UM INSTRUMENTO PRIVADO DO BRAÇO QUE O MOVIMENTA. SEM O CORPO, O ESPÍRITO CONTINUA INTEGRAL: É VIDA E INTELIGÊNCIA.

Deixando o corpo ele volta ao mundo espiritual de que saíra para se encarnar.

HÁ PORTANTO O MUNDO CORPÓREO, CONSTITUÍDO PELOS ESPÍRITOS ENCARNADOS, E O MUNDO ESPIRITUAL, CONSTITUÍDO DOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS. Os seres do mundo corpóreo, em razão do seu envoltório material, estão ligados à Terra ou a qualquer outro globo.

O mundo espiritual estende-se por toda parte, ao redor de nós e através do espaço. Nenhum limite podemos assinalar para ele. Em razão da natureza fluídica do seu envoltório, os seres que o constituem não se arrastam penosamente sobre o solo, mas atravessam as distâncias com a rapidez do pensamento.
A morte do corpo é a ruptura dos laços que os retinham cativos.

Allan Kardec.
\"O Céu e o Inferno\"
Capítulo III
O Céu

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 13/04/24 15:32

Observações

28. O objetivo providencial das manifestações é convencer os incrédulos de que tudo não termina, para o homem, com a vida terrestre e de dar aos crentes idéias mais justas sobre o futuro. Os bons Espíritos vêm nos instruir tendo em vista o nosso melhoramento e o nosso adiantamento e não para nos revelar o que não devemos ainda saber, ou o que não devemos aprender senão pelo nosso trabalho. SE BASTASSE INTERROGAR OS ESPÍRITOS, PARA SE OBTER A SOLUÇÃO DE TODAS AS DIFICULDADES CIENTÍFICAS, OU PARA FAZER DESCOBERTAS E INVENÇÕES LUCRATIVAS, TODO IGNORANTE PODERIA TORNAR-SE SÁBIO FACILMENTE E TODO PREGUIÇOSO PODERIA SE ENRIQUECER SEM ESFORÇO; é o que Deus não quer.

Os Espíritos ajudam o homem de gênio pela inspiração oculta, mas não o isentam nem do trabalho das pesquisas, a fim de deixar-lhe o mérito.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 12/04/24 20:02

Kardec explica nesse texto que os maus espíritos IMITAM O ESTILO EVANGÉLICO para enganar as pessoas com palavras belas e bonitas de amor e caridade
Vejamos o texto de Kardec

261. Certamente se dirá que se um Espírito pode imitar uma assinatura, pode também IMITAR A LINGUAGEM. É verdade. Temos visto os que tomam afrontosamente o nome do Cristo e para MELHOR ENGANAR IMITAM O ESTILO EVANGÉLICO excedendo-se nas expressões mais conhecidas: em verdade, em verdade vos digo.
MAS QUANDO SE ESTUDA O TEXTO SEM SE DEIXAR INFLUENCIAR, PERSCRUTANDO O FUNDO DOS PENSAMENTOS E O ALCANCE DAS EXPRESSÕES, VENDO-SE AO LADO DAS BELAS MÁXIMAS DE CARIDADE RECOMENDAÇÕES PUERIS E RIDÍCULAS, SERIA PRECISO QUE SE ESTIVESSE FASCINADO PARA SE ENGANAR.

Sim, certos aspectos formais da linguagem podem ser imitados, mas não o pensamento. A ignorância jamais imitará o verdadeiro saber, como jamais o vício imitará a verdadeira virtude. Sempre aparecerá de algum lado a ponta da orelha. É então que o médium e o evocador devem usar de toda a sua perspicácia e raciocínio para separar a verdade da mentira. DEVEM PERSUADIR-SE DE QUE OS ESPÍRITOS PERVERSOS SÃO CAPAZES DE TODAS AS TRAPAÇAS E DE QUE, QUANTO MAIS ELEVADO FOR O NOME USADO, MAIS DESCONFIANÇA DEVE PROVOCAR. QUANTOS MÉDIUNS TÊM RECEBIDO COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS ASSINADAS POR JESUS, MARIA OU ALGUM SANTO VENERADO!

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 09/04/24 12:51

Como evitar as Mistificações e Obsessões
Revista Espírita ANO 2 – SETEMBRO 1859 – Nº. 9

Os bons Espíritos não aconselham jamais senão coisas PERFEITAMENTE RACIONAIS; toda recomendação que se afastasse da direita linha do bom senso e das leis imutáveis da Natureza acusa um Espírito limitado e ainda sob a influência de preconceitos terrestres, e, por conseguinte, pouco digno de confiança.

Um outro sinal de sua presença é a obsessão. OS BONS ESPÍRITOS NÃO OBSIDIAM JAMAIS; OS MAUS SE IMPÕEM EM TODOS OS INSTANTES; É POR ISSO QUE TODO MÉDIUM DEVE DESCONFIAR DA NECESSIDADE IRRESISTÍVEL DE ESCREVER QUE SE APODERA DELE NOS MOMENTOS MAIS INOPORTUNOS. ESSE NÃO É NUNCA O FATO DE UM BOM ESPÍRITO, E NÃO DEVE A ISSO CEDER.

Os Espíritos superiores têm, como dissemos em muitas circunstâncias, uma linguagem SEMPRE DIGNA, NOBRE, ELEVADA, SEM MISTURA COM QUALQUER TRIVIALIDADE; eles dizem tudo com simplicidade e modéstia, não se vangloriam nunca, não exibem jamais seu saber nem sua posição entre os outros. A dos Espíritos inferiores ou vulgares tem sempre algum reflexo das paixões humanas; TODA A EXPRESSÃO QUE EXALA A BAIXEZA, A SUFICIÊNCIA, A ARROGÂNCIA, A FANFARRICE, A ACRIMÔNIA, É UM INDÍCIO CARACTERÍSTICO DE INFERIORIDADE, OU DE FRAUDE SE O ESPÍRITO SE APRESENTA SOB UM NOME RESPEITÁVEL E VENERADO.

Os bons Espíritos não dizem senão o que sabem; eles se calam ou confessam sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importarem com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOCA COM A RAZÃO E O BOM SENSO, MOSTRA A FRAUDE SE O ESPÍRITO SE DÁ POR UM ESPÍRITO ESCLARECIDO.

OS BONS ESPÍRITOS NUNCA MANDAM; NÃO SE IMPÕEM: ELES ACONSELHAM, E, SE NÃO SÃO ESCUTADOS, SE RETIRAM. OS MAUS SÃO IMPERIOSOS: DÃO ORDEM, E QUEREM SER OBEDECIDOS. TODO ESPÍRITO QUE SE IMPÕE TRAI SUA ORIGEM.

Os bons Espíritos não lisonjeiam; eles aprovam quando se faz bem, mas sempre com reserva; OS MAUS DÃO ELOGIOS EXAGERADOS, estimulam o orgulho e vaidade pregando a humildade, e procuram exaltar a importância pessoal daqueles que querem captar.

Os Espíritos superiores estão acima das puerilidades das formas, em todas as coisas; para eles o pensamento é tudo, a forma nada é. Só os Espíritos vulgares podem ligar importância a certos detalhes incompatíveis com ideias verdadeiramente elevadas. Toda prescrição meticulosa é um sinal de inferioridade e fraude da parte de um Espírito que toma o nome imponente.

É NECESSÁRIO DESCONFIAR DE NOMES BIZARROS E RIDÍCULOS QUE TOMAM CERTOS ESPÍRITOS QUE QUEREM SE IMPOR À CREDULIDADE; SERIA SOBERANAMENTE ABSURDO TOMAR ESSES NOMES A SÉRIO.

É NECESSÁRIO IGUALMENTE DESCONFIAR DAQUELES QUE SE APRESENTAM, MUITO FACILMENTE, SOB NOMES EXTREMAMENTE VENERADOS, E NÃO ACEITAR SUAS PALAVRAS SENÃO COM A MAIOR RESERVA; É AÍ SOBRETUDO QUE UM CONTROLE SEVERO É INDISPENSÁVEL, porque, frequentemente, trata-se de uma máscara que tomam para fazer crer em pretensas relações íntimas com os Espíritos fora de linha. Por esse meio eles agradam a vaidade, e dele se aproveitam para induzir, frequentemente, a diligências lamentáveis ou ridículas.

Os Espíritos maus, ou simplesmente imperfeitos, se trairiam ainda por sinais materiais com os quais não poderia equivocar-se. SUA AÇÃO SOBRE O MÉDIUM, ALGUMAS VEZES, É VIOLENTA, E PROVOCA EM SUA ESCRITA MOVIMENTOS BRUSCOS E IRREGULARES, UMA AGITAÇÃO FEBRIL E CONVULSIVA, QUE CONTRASTA COM A CALMA E A DOÇURA DOS BONS ESPÍRITOS.

Allan Kardec
Revista Espírita ANO 2 – SETEMBRO 1859 – Nº. 9

 
 
Busca
  
  
  
 
Temas Importantes
- Reencarnação
- Obsessão
- Mediunidade
 
Divulgação
- Indique o Site
- Adicione aos Favoritos
 
Mensagem do dia
“A frase de esperança é um jorro de luz”. Emmanuel
 
Boletim Eletrônico
Cadastre seu e-mail e receba mensagens de Luz, textos e outras informações.
E-mail

Assinar Remover
Copyright© 2004/2024 - O Espiritismo - Araraquara/SP - Todos os direitos reservados

Webmaster