Mensagens de Luz  
 
 
  Textos Espíritas  
 
 
  Guia de Centros Espíritas  
 
 
  Fale Conosco  
 
 
Página Inicial - O Espiritismo
 Home
 A Doutrina
  O que é?
  Conheça Allan Kardec
  Biografias
  Galeria de Imagens
  Fale Conosco
  Links Indicados
  Sugestão de Livros
  Obras Básicas
 O Espiritismo e Você
  Mensagens de Luz
  Textos Espíritas
  Guia de Endereços
  de Centros Espíritas
 
 
>> MURAL DE RECADOS
 
Mural
De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 18/10/23 15:29

O Espiritismo Racional e Moral é contra a esquerda por que eles querem legalizar as drogas e querem legalizar o aborto
As drogas levam muitas pessoas para o sofrimento, para a miséria, para o vazio, para a dor e para a desencarnação prematura
As drogas produzem dependência química
E o aborto é uma pena de morte para crianças que nem nasceram ainda
E eles querem ainda proteger o crime usando desculpas sociais para justificar atos criminosos e de maldade
Roubar, estuprar e matar não é um problema social e sim atos de maldade e covardia
Nós temos sempre Livre arbítrio para praticar o bem ou o mal
Nós podemos escolher o caminho do bem e das Virtudes ou o caminho do mal e dos crimes
Quando uma pessoa pratica atos de maldade, injustiças e crimes isso é o mau uso do Livre arbítrio
E quem pratica o mal vai travar a sua Evolução Espiritual

Wilson Moreno




De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 17/10/23 13:54

Observações Doutrinárias

“Os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma ordem. Todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita. Essa melhora se efetua por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão.

A VIDA MATERIAL É UMA PROVA QUE LHES CUMPRE SOFRER REPETIDAMENTE, ATÉ QUE HAJAM ATINGIDO A ABSOLUTA PERFEIÇÃO; É UMA ESPÉCIE DE FILTRO OU DEPURADOR DE ONDE SAEM MAIS OU MENOS PURIFICADOS.

“Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.

“TENDO O ESPÍRITO QUE PASSAR POR MUITAS ENCARNAÇÕES, SEGUE-SE QUE TODOS NÓS TEMOS TIDO MUITAS EXISTÊNCIAS E QUE TEREMOS AINDA OUTRAS, MAIS OU MENOS APERFEIÇOADAS, QUER NA TERRA, QUER EM OUTROS MUNDOS.

A encarnação dos Espíritos se dá sempre na espécie humana; seria erro acreditar-se que a alma ou Espírito possa encarnar no corpo de um animal.
“AS DIFERENTES EXISTÊNCIAS CORPÓREAS DO ESPÍRITO SÃO SEMPRE PROGRESSIVAS E NUNCA REGRESSIVAS; MAS A RAPIDEZ DO SEU PROGRESSO DEPENDE DOS ESFORÇOS QUE FAÇA PARA CHEGAR À PERFEIÇÃO.

“As qualidades da alma são as do Espírito que está encarnado em nós; ASSIM, O HOMEM DE BEM É A ENCARNAÇÃO DE UM ESPÍRITO BOM, O HOMEM PERVERSO A DE UM ESPÍRITO IMPURO.

“A alma possuía sua individualidade antes de encarnar; conserva-a depois de se haver separado do corpo.

“Na sua volta ao mundo dos Espíritos, encontra ela todos aqueles que conhecera na Terra, e todas as suas existências anteriores se lhe desenham na memória, com a lembrança de todo bem e de todo mal que fez.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da Doutrina Espírita


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 15/10/23 13:05

Todos os espíritos foram criados e são criados iguais simples e ignorantes.

115. Uns Espíritos foram criados bons e outros maus?

— DEUS CRIOU TODOS OS ESPÍRITOS SIMPLES E IGNORANTES,OU SEJA, SEM CONHECIMENTO. Deu a cada um deles uma missão, com o fim de os esclarecer e progressivamente conduzir à perfeição, pelo conhecimento da verdade e para os aproximar dele. A felicidade eterna e sem perturbações, eles a encontrarão nessa perfeição. Os Espíritos adquirem o conhecimento passando pelas provas que Deus lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais prontamente ao seu destino; outros não conseguem sofrê-las sem lamentação, e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeição e da felicidade prometida.

119. Deus pode livrar os Espíritos das provas que devem sofrer para chegar à primeira ordem?
— SE ELES TIVESSEM SIDO CRIADOS PERFEITOS, NÃO TERIAM MERECIMENTO PARA GOZAR OS BENEFÍCIOS DESSA PERFEIÇÃO. ONDE ESTARIA O MÉRITO, SEM A LUTA? De outro lado, a desigualdade existente entre eles é necessária à sua personalidade, e a missão que lhes cabe nos diferentes graus está nos desígnios da Providência, com vistas à harmonia do Universo.

Vejamos nessas colocações da obra O Livro dos Espíritos de Kardec que todos os espíritos são criados simples e ignorantes e eles vão evoluindo através de varias reencarnações.
Os espíritos superiores e puros de hoje já foram espíritos inferiores e atrasados, portanto, Jesus, Buda, Sócrates já foram espíritos inferiores de baixa evolução moral e intelectual.
Jesus já foi um espírito simples e ignorante e ele foi evoluindo através de varias reencarnações.
Jesus, Buda já foram espíritos atrasados.

Deus não concede privilégios para nenhum espírito todos são criados iguais e estão submetidos às Leis naturais e imutáveis do Criador incriado.
Se os espíritos fossem criados perfeitos e puros eles não teriam mérito das suas obras e da sua evolução.
Como relata a questão 119 — SE ELES TIVESSEM SIDO CRIADOS PERFEITOS, NÃO TERIAM MERECIMENTO PARA GOZAR OS BENEFÍCIOS DESSA PERFEIÇÃO. ONDE ESTARIA O MÉRITO, SEM A LUTA?

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 14/10/23 20:26

Como Analisar e Identificar os Espíritos???
Vejamos as explicações de Kardec

72. UM DOS CARACTERES DISTINTIVOS DOS MAUS ESPÍRITOS É A IMPOSIÇÃO; ELES DÃO ORDENS E QUEREM SER OBEDECIDOS; OS BONS NUNCA SE IMPÕEM; dão conselhos, e, se não são atendidos, retiram-se. Resulta daí que a impressão que em nós produzem os maus Espíritos é sempre penosa, fatigante e muitas vezes desagradável; ela provoca uma agitação febril, movimentos bruscos e desordenados; a dos bons, pelo contrário, é calma, branda e agradável.

36. Da diversidade de qualidades e aptidões dos Espíritos, resulta que não basta dirigirmo-nos a um Espírito qualquer para obtermos uma resposta segura a qualquer questão; PORQUE, ACERCA DE MUITAS COISAS, ELE NÃO NOS PODE DAR MAIS QUE A SUA OPINIÃO PESSOAL, A QUAL PODE SER JUSTA OU ERRÔNEA.
Se ele é prudente, não deixará de confessar sua ignorância sobre o que não conhece; se é frívolo ou mentiroso, responderá de qualquer forma, sem se importar com a verdade; se é orgulhoso, apresentará suas idéias como verdades absolutas.

É por isso que S. João, o Evangelista, diz:
“NÃO CREAIS EM TODOS OS ESPÍRITOS, MAS EXAMINAI SE ELES SÃO DE DEUS.”

A experiência demonstra a sabedoria desse conselho. HÁ IMPRUDÊNCIA E LEVIANDADE EM ACEITAR SEM EXAME TUDO O QUE VEM DOS ESPÍRITOS. É de necessidade que bem conheçamos o caráter daqueles que estão em relação conosco. (O Livro dos Médiuns, n.° 267.)

37. Reconhece-se a qualidade dos Espíritos por sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica e isenta de contradições; nela se respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a mais pura moral; ela é concisa e despida de redundâncias. Na dos Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosos, o vácuo das idéias é quase sempre preenchido pela abundância de palavras.
TODO PENSAMENTO EVIDENTEMENTE FALSO, TODA MÁXIMA CONTRÁRIA À SÃ MORAL, TODO CONSELHO RIDÍCULO, TODA EXPRESSÃO GROSSEIRA, TRIVIAL OU SIMPLESMENTE FRÍVOLA, ENFIM, TODA MANIFESTAÇÃO DE MALEVOLÊNCIA, DE PRESUNÇÃO OU ARROGÂNCIA, SÃO SINAIS INCONTESTÁVEIS DA INFERIORIDADE DOS ESPÍRITOS.

Allan Kardec
O que é o Espiritismo? > Capítulo II - Noções elementares de Espiritismo

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 13/10/23 09:52

Não existe um Deus para nos punir ou para nos recompensar o espírito é punido ou recompensado pelas suas Obras

Vejamos as explicações de Kardec
A ALMA OU O ESPÍRITO SOFRE, NA VIDA ESPIRITUAL, AS CONSEQUÊNCIAS DE TODAS AS IMPERFEIÇÕES DE QUE NÃO SE DESPOJOU DURANTE A VIDA CORPORAL. Seu estado, feliz ou desgraçado, é inerente ao grau de sua purificação ou de suas imperfeições.
A felicidade perfeita está ligada à perfeição, ou seja, à purificação completa do Espírito. Toda imperfeição é ao mesmo tempo uma causa de sofrimento e de privação de gozo, assim como toda qualidade adquirida é uma causa de gozo e de atenuação dos sofrimentos.
NÃO HÁ UMA ÚNICA IMPERFEIÇÃO DA ALMA QUE NÃO TRAGA CONSIGO SUAS CONSEQUÊNCIAS LASTIMÁVEIS, INEVITÁVEIS, E NEM UMA ÚNICA BOA QUALIDADE QUE NÃO SEJA A FONTE DE UM GOZO. A soma das penas é assim proporcionada à soma das imperfeições, como a dos gozos está na razão da soma das qualidades.

Allan Kardec
O céu e o inferno ou a justiça divina segundo o Espiritismo > Primeira parte - doutrina > Capítulo VII - As penas futuras segundo o Espiritismo


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 12/10/23 08:06

Observações

27. Reconhece-se a qualidade dos Espíritos POR SUA LINGUAGEM; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; anuncia a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a mais pura moral; é concisa e sem palavras inúteis. Entre os Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosos, o vazio das idéias, quase sempre, é compensado pela abundância das palavras. TODO PENSAMENTO EVIDENTEMENTE FALSO, TODA A MÁXIMA CONTRÁRIA À SÃ MORAL, TODO CONSELHO RIDÍCULO, TODA EXPRESSÃO GROSSEIRA, TRIVIAL OU SIMPLESMENTE FRÍVOLA, ENFIM, TODA MARCA DE MALEVOLÊNCIA, DE PRESUNÇÃO OU DE ARROGÂNCIA, SÃO SINAIS INCONTESTÁVEIS DE INFERIORIDADE EM UM ESPÍRITO.

30. As manifestações não estão, pois, destinadas a servirem aos interesses materiais, cujo cuidado está entregue à inteligência, ao discernimento e à atividade do homem. SERIA EM VÃO QUE TENTAR-SE-IA EMPREGÁ-LAS PARA CONHECER O FUTURO, DESCOBRIR TESOUROS OCULTOS, RECUPERAR HERANÇAS, OU ENCONTRAR MEIOS DE SE ENRIQUECER. SUA UTILIDADE ESTÁ NAS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS QUE DELA DECORREM; mas se não tivessem por resultado senão fazer conhecer uma nova lei da Natureza, de demonstrar, materialmente, a existência da alma e sua imortalidade, isso já seria muito, porque seria um novo e largo caminho aberto à filosofia.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos




De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 11/10/23 16:02

Os Espíritos da Luz

Os espíritos elevados e superiores da Luz só pregam o bem as Virtudes e a elevação moral e a elevação espiritual
Eles possuem corpos fluídicos luminosos devido a sua evolução e eles só tratam de assuntos elevados e nobres para ajudar a nossa evolução
Eles tentam sempre moralizar os encarnados
Esses espíritos elevados não podem se aproximar de uma pessoa com maus pensamentos e maus hábitos por que a sintonia mental é diferente
Temos que elevar nossos pensamentos e sentimentos e ter boas atitudes para podermos entrar em sintonia mental com as Correntes fluídicas dos espíritos superiores
Tudo no mundo espiritual ou plano astral é sintonia mental
Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem
O Bem tem sintonia com o bem
O mal tem sintonia com o mal
E esses espíritos elevados e superiores da Luz nunca vão pedir coisas materiais como despachos ou oferendas
Eles estão num padrão vibratório muito elevado
E eles só pregam ensinamentos com uma moral elevada e nobre para ajudar os encarnados a se melhorarem moralmente e espiritualmente

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 10/10/23 17:30

Os espíritos de Luz não vão mandar ninguém beber e fumar

Um médium que bebe e fuma não tem condições psíquicas para aplicar passes
Temos que analisar que bebidas alcoólicas, cachaça, cerveja, vinho e cigarros ou charutos vão contaminar os fluidos
Precisamos de uma disciplina moral para aplicar passes que é cultivar pensamentos elevados e nobres, ter boas atitudes, ser correto e honesto, praticar o bem sem fazer ostentação, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas e as drogas
Precisamos de elevação moral e mental em trabalhos de mediunidade
E não cobrar nada praticar o bem como um Dever
E não fazer alarde e nem ostentação da mediunidade
Muito cuidado com essas entidades que pedem bebidas alcoólicas, charutos, velas e despachos somente espíritos inferiores e obsessores é que pedem essas coisas por que eles estão ainda muito apegados a materialidade
São os espíritos impuros do mundo espiritual eles estão ainda muito apegado a matéria e aos vícios terrenos
Os espíritos de Luz não possuem apegos materiais eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados

Os espíritos de Luz não vão mandar ninguém beber e fumar
Temos que nos libertar dos vícios terrenos e ter uma vida material correta e honesta e praticar o bem e as Virtudes para podermos evoluir
Praticar o bem sem fazer ostentação e sem fazer alarde

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 07/10/23 11:31

Não existem milagres

15. O ESPIRITISMO NÃO ADMITE OS MILAGRES, NO SENTIDO TEOLÓGICO DA PALAVRA, VISTO QUE, SEGUNDO ELE, NADA SE REALIZA FORA DAS LEIS DA NATUREZA. Certos fatos, supondo-os autênticos, só foram reputados miraculosos porque se ignoravam as suas CAUSAS NATURAIS.

O caráter do milagre é ser excepcional e insólito. Quando um fato se reproduz espontaneamente ou facultativamente, É QUE ELE ESTÁ SUBORDINADO A UMA LEI, E ENTÃO JÁ NÃO É UM MILAGRE. Os fenômenos de dupla vista, de aparições, de presciência, de curas pela imposição das mãos, e todos os efeitos designados sob o nome de manifestações físicas estão neste caso. (Vide, para o desenvolvimento completo desta questão, a segunda parte de A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo).

Allan Kardec
Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1869 > Abril > Profissão de fé espírita americana


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 05/10/23 18:52

Observações

Todas as faculdades intelectuais e morais têm sua fonte no princípio espiritual, e não no princípio material.

1. O HOMEM POSSUI UMA ALMA OU ESPÍRITO, PRINCÍPIO INTELIGENTE, NO QUAL RESIDEM O PENSAMENTO, A VONTADE, O SENSO MORAL, e do qual o corpo não é senão o envoltório material. O ESPÍRITO É O SER PRINCIPAL, PREEXISTENTE E SOBREVIVENTE AO CORPO, que não passa de acessório temporário. Quer durante a vida carnal, quer depois de te-la deixado, o espírito é revestido de um corpo fluídico ou perispírito, que reproduz a forma do corpo material.

2. O ESPÍRITO É IMORTAL; SÓ O CORPO É PERECÍVEL.

3. Desprendidos do corpo carnal, os Espíritos constituem o mundo invisível ou espiritual que nos rodeia e em cujo meio vivemos. As transformações fluídicas produzem imagens e objetos tão reais para os Espíritos, eles próprios fluídicos, quão reais são as imagens e os objetos terrestres para os homens, que são materiais. Tudo é relativo em cada um desses dois mundos. (Vide A Gênese segundo o Espiritismo, capítulo dos fluidos e das criações fluídicas).

4. A morte do corpo nada muda na natureza do Espírito, que conserva as aptidões intelectuais e morais adquiridas durante a vida terrestre.

5. O Espírito leva em si mesmo os elementos de sua felicidade ou de sua infelicidade; É FELIZ OU INFELIZ EM RAZÃO DO SEU GRAU DE DEPURAÇÃO MORAL; ELE SOFRE POR SUAS PRÓPRIAS IMPERFEIÇÕES, cujas consequências naturais suporta, sem que a punição seja uma condenação especial e individual. A infelicidade do homem na Terra provém da inobservância das leis divinas. Quando ele conformar os seus atos e as suas instituições sociais a essas leis, será tão feliz quanto o comporta a sua natureza corporal.

6. Nada do que o homem adquire durante a vida terrena em conhecimentos e perfeições morais para ele é perdido; ele é, na vida futura, aquilo que se fez na vida presente.

7. O PROGRESSO É A LEI UNIVERSAL, EM VIRTUDE DA QUAL O ESPÍRITO PROGRIDE INDEFINIDAMENTE.

8. Os Espíritos estão em meio a nós; rodeiam-nos, veem-nos, escutam-nos e participam, em certa medida, das ações dos homens.

9. Não sendo senão as almas dos homens, SÃO ENCONTRADOS ESPÍRITOS EM TODOS OS GRAUS DE SABER E DE IGNORÂNCIA, DE BONDADE E DE PERVERSIDADE QUE EXISTEM NA TERRA.

Allan Kardec
Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1869 > Abril > Profissão de fé espírita americana


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 03/10/23 17:19

Observações

OS ESPÍRITOS REVESTEM TEMPORARIAMENTE UM ENVOLTÓRIO MATERIAL PERECÍVEL, CUJA DESTRUIÇÃO PELA MORTE LHES RESTITUI A LIBERDADE.
“Entre as diferentes espécies de seres corpóreos, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que chegaram a certo grau de desenvolvimento, dando-lhe superioridade moral e intelectual sobre as outras.

“A ALMA É UM ESPÍRITO ENCARNADO, SENDO O CORPO APENAS O SEU ENVOLTÓRIO.

“Há no homem três coisas: 1°, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2°, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3°, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.

“TEM ASSIM O HOMEM DUAS NATUREZAS: PELO CORPO, PARTICIPA DA NATUREZA DOS ANIMAIS, CUJOS INSTINTOS LHE SÃO COMUNS; PELA ALMA, PARTICIPA DA NATUREZA DOS ESPÍRITOS.

“O laço ou perispírito, que une o corpo e o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições.

“O Espírito não é, pois, um ser abstrato, indefinido, só possível de conceber-se pelo pensamento. É UM SER REAL, CIRCUNSCRITO, QUE, EM CERTOS CASOS, SE TORNA APRECIÁVEL PELA VISTA, PELO OUVIDO E PELO TATO.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da doutrina espírita




De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 01/10/23 17:54

Defesa Psíquica

Os nossos inimigos de reencarnações passadas só podem nos afetar e nos obsedar quando não procuramos nos melhorar moralmente e mentalmente.
Se a pessoa na encarnação presente procura combater as suas imperfeições morais e fraquezas e procura cultivar pensamentos elevados, fortes e positivos e procura praticar o bem e as Virtudes ela vai com isso repelir qualquer espírito perturbador e obsessor.
Por que ela vai se encontrar numa faixa mental mais elevada e positiva e dessa forma ela repele as influencias espirituais negativas.
É por isso que devemos lutar contra as nossas fraquezas, medos, vícios, maus desejos, maus pensamentos e maus hábitos para podermos entrar em sintonia mental com os Espíritos elevados e superiores.
E dessa forma vamos afastar os espíritos inferiores e perturbadores.
Cuidado com seus pensamentos o pensamento é uma força psíquica de atração.
Mantenha seus pensamentos sempre limpos, nobres e positivos.

Wilson Moreno

 
 
Busca
  
  
  
 
Temas Importantes
- Reencarnação
- Obsessão
- Mediunidade
 
Divulgação
- Indique o Site
- Adicione aos Favoritos
 
Mensagem do dia
“Não pares de trabalhar e servir. Encoraja-te na luz oculta do bem, escora-te em Deus e segue adiante”. Batuíra
 
Boletim Eletrônico
Cadastre seu e-mail e receba mensagens de Luz, textos e outras informações.
E-mail

Assinar Remover
Copyright© 2004/2024 - O Espiritismo - Araraquara/SP - Todos os direitos reservados

Webmaster