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>> TEXTOS ESPÍRITAS >> MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA (ESPíRITO)
 

Mediunidade

Autor: Manoel Philomeno de Miranda (espírito)


A mediunidade é faculdade inerente a todos os
seres humanos, que um dia se apresentará
ostensiva mais do que ocorre no presente
momento histórico.



À medida que se aprimoram os sentidos
sensoriais, favorecendo com mais amplo cabedal
de apreensão do mundo objetivo, amplia-se a
embrionária percepção extrafísica, ensejando o
surgimento natural da mediunidade.



Não poucas vezes, é detectada por características
especiais que podem ser confundidas com
síndromes de algumas psicopatologias que, no
passado, eram utilizadas para combater a sua
existência.



Não obstante, graças aos notáveis esforços e
estudos de Allan Kardec, bem como de uma
plêiade de investigadores dos fenômenos
paranormais, a mediunidade vem podendo ser
observada e perfeitamente aceita com respeito,
face aos abençoados contributos que faculta ao
pensamento e ao comportamento moral, social e
espiritual das criaturas.



Sutis ou vigorosos, alguns desses sintomas
permanecem em determinadas ocasiões gerando
mal-estar e dissabor, inquietação e transtorno
depressivo, enquanto que, em outros momentos,
surgem em forma de exaltação da personalidade,
sensações desagradáveis no organismo, ou
antipatias injustificáveis, animosidades mal
disfarçadas, decorrência da assistência espiritual
de que se é objeto.



Muitas enfermidades de diagnose difícil, pela
variedade da sintomatologia, têm suas raízes em
distúrbios da mediunidade de prova, isto é,
aquela que se manifesta com a finalidade de
convidar o Espírito a resgates aflitivos de
comportamentos perversos ou doentios
mantidos em existências passadas. Por exemplo,
na área física: dores no corpo, sem causa
orgânica; cefalalgia periódica, sem razão
biológica; problemas do sono - insônia,
pesadelos, pavores noturnos com sudorese -;
taquicardias, sem motivo justo; colapso
periférico sem nenhuma disfunção circulatória,
constituindo todos eles ou apenas alguns,
perturbações defluentes de mediunidade em
surgimento e com sintonia desequilibrada. No
comportamento psicológico, ainda apresentam-
se: ansiedade, fobias variadas, perturbações
emocionais, inquietação íntima, pessimismo,
desconfianças generalizadas, sensações de
presenças imateriais - sombras e vultos, vozes e
toques - que surgem inesperadamente, tanto
quanto desaparecem sem qualquer medicação,
representando distúrbios mediúnicos
inconscientes, que decorrem da captação de
ondas mentais e vibrações que sincronizam com
o perispírito do enfermo, procedentes de
Entidades sofredoras ou vingadoras, atraídas
pela necessidade de refazimento dos conflitos
em que ambos - encarnado e desencarnado - se
viram envolvidos.



Esses sintomas, geralmente pertencentes ao
capítulo das obsessões simples, revelam
presença de faculdade mediúnica em
desdobramento, requerendo os cuidados
pertinentes à sua educação e prática.



Nem todos os indivíduos, no entanto, que se
apresentam com sintomas de tal porte,
necessitam de exercer a faculdade de que são
portadores. Após a conveniente terapia que é
ensejada pelo estudo do Espiritismo e pela
transformação moral do paciente, que se fazem
indispensáveis ao equilíbrio pessoal, recuperam a
harmonia física, emocional e psíquica,
prosseguindo, no entanto, com outra visão da
vida e diferente comportamento, para que não
lhe aconteça nada pior, conforme elucidava Jesus
após o atendimento e a recuperação daqueles
que O buscavam e tinham o quadro de
sofrimentos revertido.



Grande número, porém, de portadores de
mediunidade, tem compromisso com a tarefa
específica, que lhe exige conhecimento,
exercício, abnegação, sentimento de amor e
caridade, a fim de atrair os Espíritos Nobres, que
se encarregarão de auxiliar a cada um na
desincumbência do mister iluminativo.



Trabalhadores da última hora, novos profetas,
transformando-se nos modernos obreiros do
Senhor, estão comprometidos com o programa
espiritual da modificação pessoal, assim como da
sociedade, com vistas à Era do Espírito imortal
que já se encontra com os seus alicerces
fincados na consciência terrestre.



Quando, porém, os distúrbios permanecerem
durante o tratamento espiritual, convém que seja
levada em conta a psicoterapia consciente,
através de especialistas próprios, com o fim de
auxiliar o paciente-médium a realizar o
autodescobrimento, liberando-se de conflitos e
complexos perturbadores, que são decorrentes
das experiências infelizes de ontem como de
hoje.



O esforço pelo aprimoramento interior aliado à
prática do bem, abre os espaços mentais à
renovação psíquica, que se enriquece de valores
otimistas e positivos que se encontram no bojo
do Espiritismo, favorecendo a criatura humana
com alegria de viver e de servir, ao tempo que a
mesma adquire segurança pessoal e confiança
irrestrita em Deus, avançando sem qualquer
impedimento no rumo da própria harmonia.



Naturalmente, enquanto se está encarnado, o
processo de crescimento espiritual ocorre por
meio dos fatores que constituem a argamassa
celular, sempre passível de enfermidades, de
desconsertos, de problemas que fazem parte da
psicosfera terrestre, face à condição evolutiva de
cada qual.



A mediunidade, porém, exercida nobremente se
torna uma bandeira cristã e humanitária,
conduzindo mentes e corações ao porto de
segurança e de paz.



A mediunidade, portanto, não é um transtorno
do organismo. O seu desconhecimento, a falta de
atendimento aos seus impositivos, geram
distúrbios que podem ser evitados ou, quando se
apresentam, receberem a conveniente orientação
para que sejam corrigidos.



Tratando-se de uma faculdade que permite o
intercâmbio entre os dois mundos - o físico e o
espiritual - proporciona a captação de energias
cujo teor vibratório corresponde à qualidade
moral daqueles que as emitem, assim como
daqueloutros que as captam e as transformam
em mensagens significativas.



Nesse capítulo, não poucas enfermidades se
originam desse intercâmbio, quando procedem
as vibrações de Entidades doentias ou perversas,
que perturbam o sistema nervoso dos médiuns
incipientes, produzindo distúrbios no sistema
glandular e até mesmo afetando o imunológico,
facultando campo para a instalação de bactérias
e vírus destrutivos.



A correta educação das forças mediúnicas
proporciona equilíbrio emocional e fisiológico,
ensejando saúde integral ao seu portador.



É óbvio que não impedirá a manifestação dos
fenômenos decorrentes da Lei de Causa e Efeito,
de que necessita o Espírito no seu processo
evolutivo, mas facultará a tranqüila condução dos
mesmos sem danos para a existência, que
prosseguirá em clima de harmonia e saudável,
embora os acontecimentos impostos pela
necessidade da evolução pessoal.



Cuidadosamente atendida, a mediunidade
proporciona bem-estar físico e emocional,
contribuindo para maior captação de energias
revigorantes, que alçam a mente a regiões felizes
e nobres, de onde se podem haurir
conhecimentos e sentimentos inabituais, que
aformoseiam o Espírito e o enriquecem de beleza
e de paz.



Superados, portanto, os sintomas de
apresentação da mediunidade, surgem as
responsabilidades diante dos novos deveres que
irão constituir o clima psíquico ditoso do
indivíduo que, compreendendo a magnitude da
ocorrência, crescerá interiormente no rumo do
Bem e de Deus.

Psicografia de Divaldo Franco
Livro: Temas da Vida e da Morte


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HISTÓRICO DE TEXTOS DE MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA (ESPíRITO)
22/09/2015 - Comportamento e Vida

19/09/2013 - Mediunidade

02/08/2013 - Transformação Interior e o Mundo de Regeneração

04/08/2011 - O Espiritismo é a Luz

04/08/2011 - As Quatro Legítimas Verdades

 
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