Mensagens de Luz  
 
 
  Textos Espíritas  
 
 
  Guia de Centros Espíritas  
 
 
  Fale Conosco  
 
 
Página Inicial - O Espiritismo
 Home
 A Doutrina
  O que é?
  Conheça Allan Kardec
  Biografias
  Galeria de Imagens
  Fale Conosco
  Links Indicados
  Sugestão de Livros
  Obras Básicas
 O Espiritismo e Você
  Mensagens de Luz
  Textos Espíritas
  Guia de Endereços
  de Centros Espíritas
 
 
>> MURAL DE RECADOS
 
Mural
De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 04/09/23 10:22

Energias positivas

Com pensamentos fortes e elevados, com determinação, com força de vontade e pela pratica do bem, da caridade e das Virtudes nós podemos Vencer e afastar os maus espíritos e os trabalhos de magia e bruxaria
Temos que ter muito cuidado com as irritações, as discussões e com os pensamentos de fraquezas e negativos
Vamos sempre lutar contra as fraquezas mentais e evitar sempre as discussões e irritações
A Luz sempre Vence
Vamos buscar a nossa elevação moral e espiritual isso vai nos proteger espiritualmente
Desenvolver a nossa força de vontade também é muito importante
Uma pessoa de Vontade firme ela sempre consegue se elevar
Não tenha medo de magia, macumbas, bruxarias com pensamentos nobres e fortes e pela nossa elevação espiritual e moral e pela pratica do bem e da caridade vamos afastar qualquer energia negativa

Wilson Moreno


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 30/08/23 10:29

Nós podemos escolher

Nós temos Livre arbítrio para praticar o bem ou o mal
Nós podemos escolher o caminho do bem ou o caminho do mal
Nós podemos escolher a Luz ou as trevas
O livre arbítrio é um atributo do espirito que é o ser pensante
Pelo Livre arbítrio nós podemos construir o nosso destino
Só vira bandido quem quer ou seja quem usa seu livre arbítrio de forma errada
O espirito se reencarna no mundo terra é para Evoluir pela pratica de boas obras
Temos que combater as nossas fraquezas, medos, vícios, maus hábitos, maus pensamentos para podermos Evoluir para a Grande Luz
Temos que praticar as Virtudes
Quem usa seu Livre arbítrio de forma errada praticando o mal vai travar a sua Evolução e vai depois colher sofrimentos, problemas, aborrecimentos etc..
Deus não pune e nem perdoa
O espirito é punido pelas suas próprias imperfeições morais e fraquezas
E o espirito vai se auto recompensar ou se auto perdoar pela pratica do bem e das Virtudes

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 28/08/23 12:23

Cuidado com a Falsa Luz
Vejamos as orientações de Kardec

OS ESPÍRITOS LEVIANOS SÃO AINDA RECONHECIDOS PELA FACILIDADE COM QUE PREDIZEM O FUTURO e se referem com precisão a fatos materiais que não podemos conhecer. Os Espíritos bons podem fazer-nos pressentir as coisas futuras, quando esse conhecimento for útil, mas jamais precisam as datas. TODO ANÚNCIO DE ACONTECIMENTO PARA UMA ÉPOCA CERTA É INDÍCIO DE MISTIFICAÇÃO.

Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. Os maus são autoritários, dão ordens, querem ser obedecidos e não se afastam facilmente. Todo Espírito que se impõe trai a sua condição. SÃO EXCLUSIVISTAS E ABSOLUTOS NAS SUAS OPINIÕES E PRETENDEM POSSUIR O PRIVILÉGIO DA VERDADE. EXIGEM A CRENÇA CEGA E NUNCA APELAM PARA A RAZÃO, POIS SABEM QUE A RAZÃO LHES TIRARIA A MÁSCARA.

Os Espíritos bons não fazem lisonjas. Aprovam o bem que se faz, mas sempre de maneira prudente. OS MAUS EXAGERAM NOS ELOGIOS, excitam o orgulho e a vaidade, embora pregando a humildade, e procuram exaltar a importância pessoal daqueles que desejam conquistar.

OS ESPÍRITOS BONS SÓ DÃO CONSELHOS PERFEITAMENTE RACIONAIS. Toda recomendação que se afaste da linha reta do bom senso ou das leis imutáveis da Natureza acusa a presença de um Espírito estreito e portanto pouco digno de confiança.

A linguagem dos Espíritos superiores é sempre digna, elevada, nobre, sem qualquer mistura de trivialidade. Eles dizem tudo com simplicidade e modéstia, nunca se vangloriam, não fazem jamais exibição do seu saber nem de sua posição entre os demais. A linguagem dos Espíritos inferiores ou vulgares tem sempre algum reflexo das paixões humanas. TODA EXPRESSÃO QUE REVELE BAIXEZA, AUTO-SUFICIÊNCIA, ARROGÂNCIA, FANFARRONICE, MORDACIDADE É SINAL CARACTERÍSTICO DE INFERIORIDADE. E DE MISTIFICAÇÃO, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COM UM NOME RESPEITÁVEL E VENERADO.

Não devemos julgar os Espíritos pelo aspecto formal e a correção do seu estilo, MAS SONDAR-LHES O ÍNTIMO, ANALISAR SUAS PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. TODA FALTA DE LÓGICA, DE RAZÃO E DE PRUDÊNCIA NÃO PODE DEIXAR DÚVIDA QUANTO À SUA ORIGEM, QUALQUER QUE SEJA O NOME DE QUE O ESPÍRITO SE ENFEITE.

Os Espíritos bons só dizem o que sabem, calando-se ou confessando a sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importar com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOQUE O BOM SENSO REVELA A FRAUDE, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COMO ESCLARECIDO.

Allan Kardec
\"O Livro dos Médiuns \"
Capítulo XXIV
Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 27/08/23 13:18

Observações

28. O objetivo providencial das manifestações é convencer os incrédulos de que tudo não termina, para o homem, com a vida terrestre e de dar aos crentes idéias mais justas sobre o futuro. Os bons Espíritos vêm nos instruir tendo em vista o nosso melhoramento e o nosso adiantamento e não para nos revelar o que não devemos ainda saber, ou o que não devemos aprender senão pelo nosso trabalho. SE BASTASSE INTERROGAR OS ESPÍRITOS, PARA SE OBTER A SOLUÇÃO DE TODAS AS DIFICULDADES CIENTÍFICAS, OU PARA FAZER DESCOBERTAS E INVENÇÕES LUCRATIVAS, TODO IGNORANTE PODERIA TORNAR-SE SÁBIO FACILMENTE E TODO PREGUIÇOSO PODERIA SE ENRIQUECER SEM ESFORÇO; é o que Deus não quer.

Os Espíritos ajudam o homem de gênio pela inspiração oculta, mas não o isentam nem do trabalho das pesquisas, a fim de deixar-lhe o mérito.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 25/08/23 13:45

Não existem anjos e nem demônios

14. Os seres designados sob o nome de anjos ou de demônios não são criações especiais, distintas da Humanidade. OS ANJOS SÃO ESPÍRITOS QUE SAÍRAM DA HUMANIDADE E CHEGARAM À PERFEIÇÃO. OS DEMÔNIOS SÃO ESPÍRITOS AINDA IMPERFEITOS, MAS QUE MELHORARÃO. Seria contrário à justiça e à bondade de Deus ter criado seres perpetuamente votados ao mal, incapazes de voltar ao bem, e outros privilegiados, isentos de qualquer trabalho para chegar à perfeição e à felicidade.

SEGUNDO O ESPIRITISMO, DEUS NÃO CONCEDE FAVORES NEM PRIVILÉGIOS PARA NENHUMA DE SUAS CRIATURAS; TODOS OS ESPÍRITOS TÊM UM MESMO PONTO DE PARTIDA E A MESMA ROTA A PERCORRER, para chegarem, pelo trabalho, à perfeição e à felicidade. Alguns chegaram: são os anjos ou Espíritos Puros; outros ainda estão para trás: são os Espíritos imperfeitos. (Vide A Gênese, capítulos dos Anjos e dos Demônios).

Allan Kardec
Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1869 > Abril > Profissão de fé espírita americana



De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 24/08/23 11:02

Observações

2. Os Espíritos não são, como freqüentemente se imagina, seres à parte na criação; são as almas daqueles que viveram sobre a Terra ou em outros mundos. AS ALMAS OU ESPÍRITOS SÃO, POIS, UMA ÚNICA E MESMA COISA; DE ONDE SE SEGUE QUE QUEM CRÊ NA EXISTÊNCIA DA ALMA CRÊ, POR ISSO MESMO, NA DOS ESPÍRITOS. NEGAR OS ESPÍRITOS SERIA NEGAR A ALMA.

3. Geralmente, se faz uma idéia muito falsa do estado dos Espíritos; eles não são, como alguns o crêem, seres vagos e indefinidos, nem chamas como os fogos fátuos, nem fantasmas como nos contos de assombração. SÃO SERES SEMELHANTES A NÓS, TENDO UM CORPO IGUAL AO NOSSO, MAS FLUÍDICO E INVISÍVEL NO ESTADO NORMAL.

4. Quando a alma está unida ao corpo, durante a vida, ela tem duplo envoltório: um pesado, grosseiro e destrutível, que é o corpo; outro fluídico, leve e indestrutível, chamado perispírito. O perispírito é o laço que une a alma e o corpo; é por seu intermédio que a alma faz o corpo agir e percebe as sensações experimentadas pelo corpo. A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.

5. A morte é a destruição do envoltório corporal; a alma abandona esse envoltório como troca a roupa usada, ou como a borboleta deixa sua crisálida; mas conserva seu corpo fluídico ou perispírito. A MORTE DO CORPO LIVRA O ESPÍRITO DO ENVOLTÓRIO QUE O PRENDIA À TERRA E O FAZIA SOFRER; UMA VEZ LIVRE DESSE FARDO, NÃO TEM SENÃO SEU CORPO ETÉREO QUE LHE PERMITE PERCORRER O ESPAÇO E VENCER AS DISTÂNCIAS COM A RAPIDEZ DO PENSAMENTO.

6. Os Espíritos povoam o espaço; eles constituem o mundo invisível que nos rodeia, no meio do qual vivemos, e com o qual estamos, sem cessar, em contato.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Dos Espíritos


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 23/08/23 18:00

Observações

27. Reconhece-se a qualidade dos Espíritos POR SUA LINGUAGEM; A DOS ESPÍRITOS VERDADEIRAMENTE BONS E SUPERIORES É SEMPRE DIGNA, NOBRE, LÓGICA, ISENTA DE CONTRADIÇÕES; ANUNCIA A SABEDORIA, A BENEVOLÊNCIA, A MODÉSTIA E A MAIS PURA MORAL; É CONCISA E SEM PALAVRAS INÚTEIS. Entre os Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosos, o vazio das idéias, quase sempre, é compensado pela abundância das palavras. TODO PENSAMENTO EVIDENTEMENTE FALSO, TODA A MÁXIMA CONTRÁRIA À SÃ MORAL, TODO CONSELHO RIDÍCULO, TODA EXPRESSÃO GROSSEIRA, TRIVIAL OU SIMPLESMENTE FRÍVOLA, ENFIM, TODA MARCA DE MALEVOLÊNCIA, DE PRESUNÇÃO OU DE ARROGÂNCIA, SÃO SINAIS INCONTESTÁVEIS DE INFERIORIDADE EM UM ESPÍRITO.

29. Seria fazer uma idéia bem falsa dos Espíritos, vendo neles apenas os auxiliares dos ledores de sorte; os Espíritos sérios recusam-se ocupar de coisas fúteis; OS ESPÍRITOS LEVIANOS E ZOMBETEIROS SE OCUPAM DE TUDO, RESPONDEM A TUDO, PREDIZEM TUDO O QUE SE QUER, SEM SE INQUIETAREM COM A VERDADE, E SENTEM UM PRAZER MALIGNO AO MISTIFICAREM AS PESSOAS MUITO CRÉDULAS; é por isso que é essencial estar perfeitamente fixado sobre a natureza das perguntas que se podem dirigir aos Espíritos. (O Livro dos Médiuns, nº 286: Perguntas que se podem dirigir aos Espíritos)

30. As manifestações não estão, pois, destinadas a servirem aos interesses materiais, cujo cuidado está entregue à inteligência, ao discernimento e à atividade do homem. SERIA EM VÃO QUE TENTAR-SE-IA EMPREGÁ-LAS PARA CONHECER O FUTURO, DESCOBRIR TESOUROS OCULTOS, RECUPERAR HERANÇAS, OU ENCONTRAR MEIOS DE SE ENRIQUECER. SUA UTILIDADE ESTÁ NAS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS QUE DELA DECORREM; mas se não tivessem por resultado senão fazer conhecer uma nova lei da Natureza, de demonstrar, materialmente, a existência da alma e sua imortalidade, isso já seria muito, porque seria um novo e largo caminho aberto à filosofia.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos



De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 22/08/23 07:15

Observações

Os Espíritos são atraídos na razão da simpatia que lhes inspire A NATUREZA MORAL DO MEIO que os evoca. Os Espíritos superiores se comprazem nas reuniões sérias, onde predominam o amor do bem e o desejo sincero, por parte dos que as compõem, de se instruírem e melhorarem. A PRESENÇA DELES AFASTA OS ESPÍRITOS INFERIORES QUE, INVERSAMENTE, ENCONTRAM LIVRE ACESSO E PODEM OBRAR COM TODA A LIBERDADE ENTRE AS PESSOAS FRÍVOLAS OU IMPELIDAS UNICAMENTE PELA CURIOSIDADE E ONDE QUER QUE EXISTAM MAUS INSTINTOS.

LONGE DE SE OBTEREM BONS CONSELHOS, OU ENSINAMENTOS ÚTEIS, DELES SÓ SE DEVEM ESPERAR FUTILIDADES, MENTIRAS, GRACEJOS DE MAU GOSTO, OU MISTIFICAÇÕES, pois que muitas vezes tomam nomes venerados, a fim de melhor induzirem ao erro.

“Distinguir os bons dos maus Espíritos é extremamente fácil. OS ESPÍRITOS SUPERIORES USAM CONSTANTEMENTE DE LINGUAGEM DIGNA, NOBRE, REPASSADA DA MAIS ALTA MORALIDADE, ESCOIMADA DE QUALQUER PAIXÃO INFERIOR; A MAIS PURA SABEDORIA LHES TRANSPARECE DOS CONSELHOS, QUE OBJETIVAM SEMPRE O NOSSO MELHORAMENTO E O BEM DA HUMANIDADE.

A dos Espíritos inferiores, ao contrário, é inconsequente, amiúde trivial e até grosseira. Se, por vezes, dizem alguma coisa boa e verdadeira, muito mais vezes dizem falsidades e absurdos, por malícia ou ignorância. ZOMBAM DA CREDULIDADE DOS HOMENS E SE DIVERTEM À CUSTA DOS QUE OS INTERROGAM, LISONJEANDO-LHES A VAIDADE, ALIMENTANDO-LHES OS DESEJOS COM FALSAS ESPERANÇAS.

Em resumo, as comunicações sérias, na mais ampla acepção do termo, só são dadas nos centros sérios, onde reine íntima comunhão de pensamentos, tendo em vista o bem.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da doutrina espírita



De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 21/08/23 14:14

A palavra Deus pode afastar os maus espíritos ???
Vejamos as explicações de Kardec

279. Ninguém exerce ascendentes sobre os Espíritos inferiores, SENÃO PELA SUPERIORIDADE MORAL. Os Espíritos perversos sentem que os homens de bem os dominam. Contra quem só lhes oponha a energia da vontade, espécie de força bruta, eles lutam e muitas vezes são os mais fortes. A alguém que procurava domar um Espírito rebelde, unicamente pela ação da sua vontade, respondeu àquele: Deixa-me em paz, com teus ares de matamouros, que não vales mais do que eu; dir-se-ia um ladrão a pregar moral a outro ladrão.
Há quem se espante de que o nome de Deus, invocado contra eles, nenhum efeito produza.

A razão desse fato deu - no-la São Luís, na resposta seguinte:

“O NOME DE DEUS SÓ TEM INFLUÊNCIA SOBRE OS ESPÍRITOS IMPERFEITOS, QUANDO PROFERIDO POR QUEM POSSA, PELAS SUAS VIRTUDES, SERVIR-SE DELE COM AUTORIDADE. PRONUNCIADO POR QUEM NENHUMA SUPERIORIDADE MORAL TENHA, COM RELAÇÃO AO ESPÍRITO, É UMA PALAVRA COMO QUALQUER OUTRA. O mesmo se dá com as coisas santas com que se procure dominá-los. A mais terrível das armas se torna inofensiva em mãos inábeis a se servirem dela, ou incapazes de manejá-la.”

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Segunda parte - Das manifestações espíritas > Capítulo XXV – Das evocações

Não é a palavra Deus que vai nos proteger do mal e sim os nossos Pensamentos elevados e positivos e a nossa elevação Moral e a pratica de boas obras
Por que eu posso falar em Deus ou Jesus e continuar com maus pensamentos, maus desejos, maus hábitos e vícios
Temos que buscar Deus através da nossa elevação moral e mental

Como disse São Luiz “O NOME DE DEUS SÓ TEM INFLUÊNCIA SOBRE OS ESPÍRITOS IMPERFEITOS, QUANDO PROFERIDO POR QUEM POSSA, PELAS SUAS VIRTUDES, SERVIR-SE DELE COM AUTORIDADE. PRONUNCIADO POR QUEM NENHUMA SUPERIORIDADE MORAL TENHA, COM RELAÇÃO AO ESPÍRITO, É UMA PALAVRA COMO QUALQUER OUTRA.

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 19/08/23 17:12

Observações

Nenhuma mulher se reencarna no mundo terra para ser estuprada e morta por criminosos
O espirito se reencarna no mundo material é para evoluir se melhorando moralmente e intelectualmente
Praticar boas obras ser honesto e correto com as pessoas, cultivar pensamentos elevados e positivos, praticar a caridade e as Virtudes
Dessa forma o espirito consegue se depurar e evoluir para planos mais elevados
Ninguém se reencarna para ser vítima de bandidos e estupradores quando isso acontece isso é obra da maldade humana por que o ser humano tem Livre arbítrio para praticar o bem ou o mal
Existe muitas pessoas maldosas e ruins aqui no mundo terra elas usam seu Livre arbítrio para praticar crimes e maldades
O mal e o bem é uma criação humana
Portanto nenhuma mulher se reencarna no mundo material ou mundo físico para ser estuprada não existe predestinação para essa maldade
E ninguém se reencarna no mundo terra com a missão de praticar crimes quando uma pessoa pratica crimes é pelo mau uso do Livre arbítrio

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 18/08/23 11:58

A morte absolutamente não existe.

O espírito encarna e desencarna em OBEDIÊNCIA ÀS LEIS DA EVOLUÇÃO. No planeta terra há um curso evolutivo a fazer. É condição para ele avançar a planos mais elevados. Se formos relapsos e indiferentes com relação à encarnação, não passamos nas provas e somos forçados a repetir as matérias. De que modo? Encarnando de novo, até que o curso seja efetivamente terminado.

Quantas encarnações são perdidas pelo mau uso do livre-arbítrio, resultante da ignorância em que vivem os seres humanos com relação às coisas espirituais? Trinta, quarenta, cinqüenta ou mais encarnações, com sacrifício desnecessário. Se os seres humanos vivessem compenetrados da vantagem de se conduzirem bem, aproveitariam ao máximo cada encarnação.

Tornada imprestável a máquina (o corpo), o maquinista (o espírito) dela se desliga, rompendo os cordões fluídicos pelos quais lhe transmitia a energia, o calor e a vida.
O corpo entra em decomposição, passando para o domínio das leis químicas, enquanto o espírito, apoiado em seu perispírito (corpo astral), que é dele inseparável, ou fica na atmosfera terrestre, se envolvido em fluidos materializados, como acontece com tantos, ou ascende ao plano espiritual a que pertence, se cumpriu os seus deveres na Terra e não se deixou empolgar pelas enganadoras seduções da vida material. Como vê, a morte de fato não existe, por ser o espírito eterno.

A evolução é infinita, e, pois, há sempre degraus a subir, por mais evoluído que seja o espírito.
A nossa verdadeira família é espiritual e não carnal. No espaço superior, não se cultivam inimizades nem ressentimentos por agravos acasos sofridos; neste mundo quem mal o faz, a si o faz — é a lei espiritual, imutável, como são todas essas leis. O véu da matéria impede que nos reconheçamos em vida física, aproximando, para reconciliação, o ofendido do ofensor.

É comum, sim, o espírito encarnar num mesmo lar, o avô ou bisavô muitas vezes vindo como filhos do neto ou bisneto, e assim sucessivamente.
Não seja tímido. A timidez é um defeito que deve ser combatido como todos os demais. É uma questão de o indivíduo procurar aprimorar a sua personalidade com o poder da vontade e uma constante vigilância.

Racionalismo Cristão.


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 16/08/23 13:16

Observações

Os espíritos que pedem coisas materiais como despachos, velas, comida, cigarros, charutos, bebidas alcoólicas são espíritos inferiores e obsessores que ainda estão muito apegados a matéria.
Eles estão ainda muito materializados
Eles querem ainda beber, comer, fumar, fazer sexo etc....
Isso é o apego as coisas materiais
Os espíritos elevados não possuem apegos as coisas materiais e terrenas eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados.
E os espíritos elevados não falam palavrões e nem usam palavras vulgares e grosseiras
Os espíritos elevados possuem sempre uma Linguagem pura, nobre, com elevação moral e com Lógica
E eles só pregam assuntos elevados para melhorar moralmente e espiritualmente o ser humano
Temos que ter muito cuidado por que no Mundo Espiritual ou plano astral tem muitos espíritos enganadores e embusteiros
Para evitar as mistificações temos que passar pelo Crivo da Razão e da Lógica todas as mensagens e comunicações
Analisar tudo de forma racional

Wilson Moreno

 
 
Busca
  
  
  
 
Temas Importantes
- Reencarnação
- Obsessão
- Mediunidade
 
Divulgação
- Indique o Site
- Adicione aos Favoritos
 
Mensagem do dia
“Quem confia na vitória do bem espera com paciência”. Maria Dolores
 
Boletim Eletrônico
Cadastre seu e-mail e receba mensagens de Luz, textos e outras informações.
E-mail

Assinar Remover
Copyright© 2004/2024 - O Espiritismo - Araraquara/SP - Todos os direitos reservados

Webmaster