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Atitude

Atitude, aliás, desculpista, em que se estribam os frívolos e irresponsáveis: a

da mudança de comportamento mediante a conquista deste ou daquele capricho.

Aludem que lhes falta o estímulo adequado para uma conduta sadia, de

responsabilidade, escusando-se por meio da acusação de que o mundo lhes é hostil

ou de que não são compreendidos.



Certamente que a hostilidade não é da sociedade para com eles, porquanto,

deslocando-se do modus operandi comportamental a que todos se impõem, são eles

os que hostilizam o chamado status quo, rebelando-se. Têm o direito de fazê-lo e

o fazem, não, porém, se devem propiciar a curiosa fuga psicológica no arrimo de

que a marcha dos acontecimentos deveria mudar a rota, a fim de os seguir...



Outrossim, a compreensão que insistem por merecer, resulta de um enfoque falso

da realidade.



O homem, colocado no contexto social, se o descobre deficiente ou incompleto,

tem o dever de compreender a situação, empenhando-se por modificar-lhe as

estruturas, a expensas de esforços e atitudes realmente válidos, com que

motivará outros a segui-lo.



Eis porque os que vivem na comodidade e na fuga aos compromissos relevantes não

merecem maior respeito, antes piedade, e, quando não, a indiferença. O mesmo

sucede em relação aos precipitados que se utilizam da violência e do crime,

apoiando-se em falsos conceitos para a mudança da vigente ordem social - a qual

se faz presente em qualquer tempo, desde que o homem, por instinto, é um

agressivo, pela razão, um experimentador de mecanismos novos, esquecido de que a

máquina da destruição enfurece os que lhe padecem o espezinhar e respondem

através da repressão violenta, até que o ódio combura, na mesma fornalha, os

contendores, ambos celerados em desenfreada alucinação egoísta.



Metodologia eficaz para as mudanças que sempre se pretende, en passant, a

própria transformação moral do indivíduo, influenciando o seu meio social,

adquirindo valores éticos-culturais-profissionais com que interfira

positivamente no comportamento da comunidade, armando-se de experiência para os

graves cometimentos que a vida lhe concederá, quando chamado ao exercício das

posições que ora combate, não se deixando anestesiar quando lá se encontre, ou

sucumbir sob a títere dominação dos grupos chamados de "primeira linha"...



O problema da Humanidade, antes que. sócio-económico é sócio-moral. O homem,

deslocado de um meio social corrupto ou primário, necessita de educação para

adquirir hábitos que o capacitem a uma vida consentânea com o ambiente onde será

colocado a viver. Mesmo quando o índice monetário per capita é de alto nível,

observam-se os calamitosos resultados morais, se lhe faltam os valores

espirituais imprescindíveis para um padrão médio de vida em clima de felicidade

e de paz.



Observe-se, por exemplo, ó alto índice de suicídios nos modernos países de

elevado nível económico, gerador de frustrações e inutilidade nos seus membros.



É óbvio que os factores criminógenos das favelas insalubres, dos bairros da

miséria, dos amontoados grupais, nos guetos da vergonha mais facilmente

proliferam na revolta, na agressividade, quando as condições de sobrevivência

infra-humana reduzem os seres a coisas sem valor, desrespeitados na sua

integridade de criaturas de Deus...



Os promotores da miséria e os seus fomentadores, os que mantêm o comércio da

ilicitude, os pugnadores dos explorados "direitos humanos" que se nutrem da

humana carne das vítimas dos seus establishments não se furtarão à amargura e ao

açodar da consciência em acrimoniosas acusações, embora se escudem na aparência

de poderosos e de gozadores.



O olhar das criancinhas misérrimas e esfaimadas, a viuvez decorrente da

tuberculose e da escassez de pão, a farta multidão dos desempregados e a dor dos

mutilados do corpo, da mente e da alma compõem uma patética que lhes cantará aos

ouvidos da alma torpe a litania lamentosa e acusadora da traição que praticam

contra Deus, o próximo, a humanidade e eles próprios...



Por isso, a importância do homem-espiritual, do homem-ético forjado no Cristo,

cuja mensagem, sempre actual e revolucionária, prossegue um desafio gritante aos

ouvidos moucos dos utilitaristas e hedonistas gananciosos, esperando por ser

atendida.



Claro está que, a breve digressão, objectiva desjustificar as escusas e

promessas em que se estribam os fátuos como os levianos, a fim de manterem a

conduta irregular.

Autor: Victor Hugo
Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Calvário de Libertação
HISTÓRICO DE MENSAGENS DE VICTOR HUGO
09/08/2012 - Finalidade da Existência

28/07/2012 - Processos Obsessivos

28/07/2012 - Atitude

11/12/2009 - A Vida

08/10/2007 - Paisagem Mental




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