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>> TEXTOS ESPÍRITAS >> VIANNA DE CARVALHO (ESPíRITO)
 

Imortalidade

Autor: Vianna de Carvalho (espírito)

No justo momento em que a técnica atinge as
culminâncias, e o homem sofre aflições sem
termo, somos convidados a recordar Jesus-Cristo
exclamando: “Eu vendi o mundo!”
A ciência vaticinou, para o século corrente, a
morte das doutrinas espiritualistas, tendo em
vista a marcha natural do progresso intelectivo.
E em verdade, até à metade do século passado, a
filosofia espiritualista não passava de um
amontoado de informação místicas e de arranjos
dogmáticos incapazes de competir com os
sistemas filosóficos vigentes, resistindo aos
descobrimentos da ciência investigadora.
Coube a Allan Kardec a inapreciável tarefa de
demonstrar, pela pesquisa experimental, a
realidade do fenômeno da imortalidade da alma.
E, graças a isso, o Codificador da Doutrina
Espírita se destaca entre os vates do pensamento
universal, pelo gigantesco empreendimento de
positivar, consoante os dados oficiais da
indagação, a continuação da vida além da morte.
A tarefa era, a princípio, sob todos os aspectos
intratável, considerando-se a posição da ciência
ante os rudimentos da nascente Psicologia.
De um lado, o cientificismo pontificava arbitrário,
e o empirismo, no outro extremo, ditava leis
falseadas sobre a verdade.
Kardec, porém, embrenhou-se no matagal das
informações.
Não foi somente um coligidor dos informes dos
Espíritos. Foi, antes de tudo, um admirável
garimpeiro da verdade, separando da ganga o
ouro rebrilhante, na mensagem eterna.
De 1854 a 1869, pesquisou, selecionou, reparou,
fez acréscimos, sopesou e apresentou uma
doutrina que pudesse enfrentar o materialismo,
justamente no momento em que Engels e Marx
iriam desdobrar os conceitos hegelianos,
favorecendo os aspectos dialético e histórico, já
que o materialismo mecanicista não podia
resolver o problema fundamental da imortalidade
por lhe faltarem os elementos basilares para
destruir a realidade da alma.
Com Hegel, o pensamento passou a ser uma
função do cérebro, cuja atividade era pensar,
controlando as manifestações nervosas da vida.
Allan Kardec se distinguiu pela tarefa de
demonstrar que o pensamento não é apenas uma
função do cérebro, sendo este a conseqüência de
um pensamento anterior que nele atua através de
um outro cérebro mais sutil, comando geral e
força dinâmica mantenedora do equilíbrio: o
psicossoma.
E acolitado por figuras da enfibratura de
Crookes, Zölner, do caráter de Lombroso e de
Lodge que vieram a público, posteriormente,
apresentar o resultado das suas pesquisas,
Kardec demonstrou, à saciedade, o sentido
incontroverso da imortalidade da alma, em
experiências que se tornaram notáveis,
realizadas mais tarde, com o curso de médiuns
do quilate de Florence Cook, Eusápia, Daniel
Home...
A tarefa se avultava por estarem em jogo os
sistemas do monismo e do dualismo.
Allan Kardec demonstrou também que o homem
não é constituído apenas de duas peças: o corpo
e alma. Mas é formado por uma tríade de
elementos: o espírito, perispírito e matéria,
sendo o perispírito encarregado de funções
específicas na engrenagem harmoniosa da vida
hominal.
E quando o materialismo ateu, no seu aspecto
dialético, veio a campo combater a Doutrina
Espírita, o Espiritismo, como escola filosófica, na
sua feição dialética, apresentava “O Livro dos
Espíritos” como protesto nobre ao abuso e à
arbitrariedade das informações hegelianas, às
doutrinas nele inspiradas, bem como às velhas
fisolofias espiritualistas sem fundamentação
científica.
E a previsão da ciência, que aguardava para o
século presente a morte das doutrinas
espiritualistas, faliu, porque o século XX, com os
seus valiosos descobrimentos e tirocínios, não
pode retificar um único conceito da doutrina
postulada pelo gigante lionês que, na atualidade,
se faz o maior antídoto aos grandes males que
afligem a Humanidade.
Como o materialismo é um veneno letal, o
Espiritismo é o seu anticorpo, preparado para
diminuir ou dirimir os efeitos terríveis dos ódios
organizados secularmente e agora disseminados
pelo ateísmo existencialista.
Enquanto o homem avança pelas trilhas do
prazer, outros homensaparecem como exegetas
do trabalho e apóstolos da caridade, formando a
mentalidade para o Terceiro Milênio que colocará
bem alto o estandarte da luz cristã refletida na
mensagem nobre da Doutrina Espírita.
E embora se previsse o soçobro das religiões no
século XX, Allan Kardec, semelhante a Copérnico,
que veio por cobro às fantasias a respeito do
sistema solar, por também termos às
superstições a respeito da imortalidade da alma,
arracando-a do sobrenatural e do dogma,
retificando a sua feição mística, graças à
documentação experimental de que a bibliografia
espírita é farta, enriquecendo a ciência
espiritualista para competir e esclarecer a ciência
atual, ajudando-a na busca da verdade.
Ante as dores que se acumulam inevitáveis para
os próximos tempos, sem nos desejarmos
transformar em Parcas a tecerem a túnica
mortuária da Civilização, o Espiritismo é a grande
esperança, porque afirma não ser a morte mais
do que uma grande transição para o
despertamento na verdadeira vida: a Vida
Imortal.
Pontifiquemos, desse modo, com Nosso Senhor
Jesus-Cristo, o herói da sepultura vazia,
atendendo o programa da solidariedade
universal, transferindo o sangue novo da fé para
os corações esfacelados pelo medo e acendendo
em toda a parte a lâmpada da convicção
imortalista. Sigamos a trilha da verdade,
cumprindo o nosso dever para, vitoriosos,
atingirmos o porto da nossa gloriosa
Imortalidade.

Psicografia de Divaldo Franco


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